top of page

Outro local importante que a XXV Brigada Sul-Americana de Solidariedade a Cuba visitou em Santiago foi o cemitério Santa Efigenia. Nele descansam os restos mortais dos dois maiores heróis de Cuba: José Marti e Fidel Castro.

​

A construção do Mausoléu a José Marti durou de 1947 a 1951 e mobilizou centenas de pessoas quando foi criado o concurso "Por una Tumba Digna del Apóstol Martí"​, do qual foi selecionado o projeto repleto de simbologia que por fim foi construído. O tour guiado que se faz ao Mausoléu dura cerca de uma hora para dar conta de tantos detalhes valorizados pela obra arquitetônica.

Este lugar é tão importante para os cubanos que ali se prestam honras militares ao seu mártir 24 horas por dia: a cada 30 minutos, faz-se a troca da guarda num ritual que eu também nunca tinha presenciado antes.

​

Em meio a tantas honras e protocolos militares, segundo Mariana Couri contou mais tarde, eu mesma poderia ter sido alvejada pela guarda, quando - por pura ignorância e distração - andei por um caminho que não era autorizado ser pisado, na ânsia de clicar uma foto exclusiva. Mariana viu um dos soldados manusear sua arma em posição de defesa, o qual - certamente - logo se deu conta que aquela senhorita desavisada não ameaçava a segurança do local.

José Marti exerce um protagonismo tão forte neste local, que o Sítio Eterno de Fidel Castro, onde descansam as cinzas de Fidel, fica praticamente em segundo plano. Realizando o desejo do próprio líder histórico da Revolução Cubana, que não queria ser alvo de culto à personalidade, além de ter sido cremado, não há nenhuma estátua dele, apenas a simbologia dos elementos que compõem o mausoléu.

bottom of page